DVD «ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE REQUERENTES DE ASILO»

Sabe o que é um refugiado? Será que existe alguma organização que trabalhe exclusivamente com refugiados em Portugal? Que trabalho é que desenvolve? Sabe como é que se processa o acolhimento das pessoas que pedem protecção ao Estado português? Sabia que os portugueses também já experimentaram o exílio e foram recebidos noutros países como refugiados? Estas são algumas das questões que os vídeos compilados neste dvd pretendem responder.

A pouca importância dada à problemática do asilo e dos refugiados, a insuficiência de informação, juntamente com a existência na sociedade portuguesa de preconceitos e imagens negativas relativamente aos refugiados, foram o mote de partida para a concepção dos vídeos aqui apresentados.

Privilegiou-se a participação de requerentes de asilo e refugiados, dando-lhes voz e visibilidade para exprimirem as suas expectativas e preocupações. A sua participação não se reduz apenas aos depoimentos nos vídeos mas, através de um Grupo Consultivo constituído por requerentes de asilo e refugiados, puderam expressar e transmitir aos técnicos temas que consideravam pertinentes verem retratados.

O que se pretende com o lançamento deste DVD é, por um lado, sensibilizar a opinião pública para a temática dos refugiados e, por outro, disseminar boas práticas no trabalho com esta população (refugiados e requerentes de asilo).

Esta colectânea está estruturada da seguinte forma:

Os vídeos podem ser utilizados por todos aqueles - indivíduos ou organizações - que, de forma mais directa ou indirecta, estejam interessados em abordar esta temática, promovendo debates e reflexões sobre a mesma (ex: estudantes, investigadores, técnicos, etc.)

A produção dos vídeos foi financiada pela iniciativa comunitária EQUAL, a partir do projecto AIRA - Acolhimento e Integração de Requerentes de Asilo, implementado em parceria pelas seguintes instituições: o CPR - Conselho Português para os Refugiados, o ISS - Instituto de Segurança Social, a SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o GARSE - Gabinete de Assuntos Religiosos e Sociais Específicos da Câmara Municipal de Loures e o ACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.


Como Encomendar?

O DVD é de distribuição gratuita e pode ser solicitado ao Conselho Português para os Refugiados (CPR), nos seguintes contactos:

 


* para visualizar cada uma das notas, coloque o ponteiro do rato sobre o asterisco respectivo.