Apresentação   A1 Preparação   A2 Desenvolvimento   A3 Disseminação   Parceria Transnacional   Produtos   Novo Centro   Contactos 
Apresentação
Diário da Construção
Recortes da Imprensa
Slide show 1
Slide show 2

APRESENTAÇÃO

No âmbito do Programa RAME (Regime de Apoio à Criação e Beneficiação de Equipamentos Colectivos no Concelho de Loures) da Câmara Municipal de Loures, foi concedido ao CPR um terreno (situado entre os Bairros da Figueira, Palmeiras e Telefones – freguesias da Bobadela e de São João da Talha), para a construção de raiz de um novo equipamento social constituído por: um Centro para Refugiados, uma Creche/ATL, um Campo Polidesportivo descoberto com balneários de apoio e ainda uma área verde de lazer.

Este projecto é financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, através do Projecto “Acolhimento e Integração de Requerentes de Asilo” (2001/ EQUAL /A2 /RA/ 057) – Acção 2.

Este projecto de construção surge como um todo abrangente, em resposta às principais necessidades dos requerentes de asilo, bem como com alguns serviços dirigidos, também, às necessidades da comunidade local (Ex. Creche/ATL; Formação; Auditório; Biblioteca-Mediateca; Ateliers; Polidesportivo; Espaços verdes). Pretende-se, desta forma, criar um pólo aglutinador de uma convergência de culturas que, interagindo entre si, serão uma mais-valia para a própria sociedade de acolhimento.

Acreditamos que esta será uma experiência única de integração de Requerentes de Asilo na União Europeia: - integração através da inserção na comunidade local; - criação de uma dinâmica intercultural através da convivência e desenvolvimento de actividades conjuntas; - melhoria da imagem dos requerentes de asilo na sociedade de acolhimento; - reforço dos laços comunitários e do sentimento de pertença a uma colectividade social coesa.

A função primordial do novo Centro é a de congregar uma série de actividades que permitam a informação, formação e organização dos tempos livres dos requerentes de asilo e refugiados, mas também um ponto de apoio e de divulgação da temática do asilo para a própria sociedade portuguesa em geral.

Um espaço aberto em que o diálogo seja fluído entre aqueles que necessitam de protecção do Estado Português e a própria sociedade de acolhimento. Uma contribuição positiva para o desenvolvimento do país numa perspectiva multicultural.

 

Para mais informações contactar:

Maria Teresa Tito de Morais Mendes – Presidente da Direcção
teresa.mendes@cpr.pt
geral@cpr.pt

Alexandra Carvalho - Coordenadora do Projecto
alexandra.carvalho@cpr.pt

 


 

"Um espaço aberto em que o diálogo seja fluído entre aqueles que necessitam de protecção do Estado Português e a própria sociedade de acolhimento. Uma contribuição positiva para o desenvolvimento do país numa perspectiva multicultural."