Apresentação   A1 Preparação   A2 Desenvolvimento   A3 Disseminação   Parceria Transnacional   Produtos   Novo Centro   Contactos 
Parceria de Desenvolvimento
Objectivos e Actividades
Beneficiários da Disseminação
Produtos - Recursos e Práticas
Contactos da Equipa

 

 

 

 

Parceria de Desenvolvimento

A acção 3 do projecto será dedicada à disseminação dos produtos testados e validados na Acção 2. A Parceria de Desenvolvimento (PD) é composta por:

    • Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME)
    • Câmara Municipal de Loures
    • Conselho Português para os Refugiados (CPR)
    • Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS)
    • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)

Objectivos e Actividades

A PD procurará essencialmente desenvolver acções que visam o mainstreaming horizontal e vertical. Mais concretamente, o projecto tem como principais objectivos:

  • Disseminar e transferir a metodologia Prestação de Informação Integrada como Pólo de Dinamização da Inclusão Territorial, produto concebido, implementado e validado na Acção 2;
  • Difundir a Prestação de Informação Integrada como Pólo de Dinamização da Inclusão Territorial, novas práticas de trabalho e os sub-produtos junto de outras organizações interessadas (nomeadamente escolas, centros de saúde, ONG’s da área social, associações de imigrantes, agências de desenvolvimento, autarquias, etc.), desenvolvendo acções que facilitem a adaptação dos produtos aos contextos para onde serão transferidos, de modo a serem apropriáveis e úteis a novos públicos;

  • Aprofundar o trabalho realizado no âmbito da rede alargada de instituições criada na acção 2, consolidando as práticas concebidas, e disseminando o produto e/ou sub-produtos;

  • Divulgar o produto e os sub-produtos junto dos parceiros transnacionais que trabalharam com a PD na acção 2, no sentido de incentivar uma futura apropriação desses produtos e procurando influenciar políticas de acolhimento e integração de refugiados na Europa;

  • Divulgar e disseminar junto das instituições europeias as boas práticas e os produtos, procurando-se influenciar políticas europeias e nacionais ao nível do acolhimento e integração de públicos mais desfavorecidos, e em particular dos imigrantes e refugiados.

As principais actividades a desenvolver são:


Produtos Nacionais

O principal produto criado é a metodologia Prestação de Informação Integrada como Pólo de Dinamização da Inclusão Territorial.

Propõe-se uma metodologia de intervenção local/comunitária que procurou desenvolver 8 estratégias em simultâneo: participação, parceria, perspectiva integrada dos problemas e soluções, trabalho territorializado, avaliação permanente, investigação-acção, flexibilidade estratégica e metodologia das competências conjugadas/relacionais. Uma das componentes principais desta metodologia é a informação, enquanto forma de capacitação dos técnicos das organizações, da comunidade local e dos requerentes de asilo e refugiados.

A experimentação e intervenção nas diversas áreas permitiu-nos concluir que tendo por base as 8 estratégias de intervenção antes mencionadas e a informação integrada com vista ao aumento da autonomia e competências dos destinatários, é possível dinamizar um determinado território em torno de uma problemática. O sistema/dispositivo que se propõe surge assim como pólo dinamizador da coesão social de um determinado território.

O recurso (produto) é composto por intervenções a vários níveis, dirigidas a diferentes destinatários, mas que resultam todos da dinâmica gerada em torno do Centro de Informação Integrada (CII). Mais concretamente, foram desenvolvidos os seguintes recursos técnico-pedagógicos (RTP) e narrativas de práticas (NP):

Produto

PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÃO INTEGRADA COMO PÓLO DE DINAMIZAÇÃO DA INCLUSÃO TERRITORIAL

(ver brochura)

Intervenções dirigidas às Instituições/Técnicos :

Intervenções dirigidas aos Requerentes de Asilo:

  • Centro de Informação Integrada – Informação Jurídica e Social (NP);
  • Bolsa de Intérpretes + Sessões de formação a intérpretes + Módulo de formação para Intérpretes (NP + RTP);
  • Bolsa de mediadores sócio-culturais (RTP + NP);
  • Grupo Consultivo Informal (NP).

Intervenções dirigidas à comunidade Local/Opinião Pública:

Beneficiários da Disseminação

As actividades de disseminação serão implementadas a dois níveis principais:

  • Interno à PD

Pretende-se disseminar o produto noutros serviços das organizações que compõem a PD. Serão desenvolvidas actividades de disseminação no Centro S. João de Deus, em Sintra, que está ligado ao ACIME. Por outro lado, a PD pretende disseminar junto dos Centros Locais de Apoio ao Imigrantes (CLAI), o Guia de Acolhimento e Integração de Requerentes de Asilo, a bolsa de intérpretes e a metodologia de intervenção que lhes está associada. Os produtos serão ainda disseminados nas Direcções de Acção Social Local (Oriental, Oriental, Centro e Norte) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Câmara Municipal de Loures, através da rede social e do Conselho Local de Acção Social e no Instituto de Segurança Social, através dos Serviços Locais do Centros Distritais.

  • Externo à PD

Por outro lado, e porque se considera que a disseminação deve ter um âmbito mais alargado, a PD pretende identificar uma ou duas instituições localizadas noutros pontos do país, que estejam interessadas em incorporar o produto. Assim, identificaram-se como potenciais alvos de disseminação:

  • Associações de desenvolvimento local e cooperativas;
  • ONG’s que trabalham com a problemática dos imigrantes e minorias étnicas;
  • ONG’s que trabalham com públicos socialmente desfavorecido;
  • Autarquias;
  • Centros de saúde e hospitais;
  • Centros de Acolhimento e Abrigos;
  • Públicos desfavorecidos, vulneráveis ou com dificuldades de inserção na sociedade portuguesa.

 

Contactos da Equipa

Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas - ACIME

Bernardo Manuel Vieira e Sousa - Técnico de Projecto
bernardo.sousa@acime.gov.pt

Câmara Municipal de Loures - Gabinete dos Assuntos Religiosos e Sociais Específicos (GARSE)

Cristina Valério - Técnica de Projecto
c.valerio@portugalmail.pt


Conselho Português para os Refugiados - CPR

Tito Matos - Coordenador de Projecto
tito.matos@cpr.pt

Alexandra Carvalho - Técnica de projecto
alexandra.carvalho@cpr.pt

Dora Estoura - Técnica de Projecto
dora.estoura@cpr.pt

João Vasconcelos - Técnico de Projecto
joao.vasconcelos@cpr.pt


Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - SCML

Maria José Pires da Silva - Técnica de Projecto
ses.defas@scml.pt

Ana Vidal - Técnica de Projecto
ses.defas@scml.pt


Instituto de Segurança Social I.P.

Rosário Rei - Técnica de Projecto
rosario.vicente@seg-social.pt